Cirurgia Robótica

<php the_title(); ?>

cirurgia robótica iniciou seus primeiros passos em 1985. Kwoh utilizou-se de um robô para biópsias neurocirúrgicas mais precisas. Desde então, o conceito de cirurgia minimamente invasiva foi ganhando mais força a cada dia. Sendo precedida pela laparoscopia, a cirurgia por robô desenvolveu-se muito e tem um grande campo de atuação na Urologia. Abaixo estão respostas para as principais perguntas sobre a cirurgia robótica aplicada ao tratamento das doenças urológicas.

Não, assim como em um vídeo game, o robô replica os movimentos que o cirurgião faz, não tendo autonomia para nenhum movimento automático, portanto não existe o risco de perder-se o controle. A cirurgia robótica é uma opção mais avançada a cirurgia laparoscópica, ou leigamente chamada “cirurgia com furinhos”.

Esse risco não existe, pois há um sistema de segurança que libera o robô do paciente sem machucá-lo. Caso haja a necessidade, a qualquer momento, pode ser realizada a conversão para cirurgia aberta.

• – Prostatectomia Radical – retirada completa da próstata (doenças malignas). Tratamento para câncer de próstata
  • – Prostatectomia Trans Vesical (PTV) – retirada de parte da próstata (doenças benignas)
  • – Nefrectomia Radical (retirada completa do rim para doenças malignas e benignas)
  • – Nefrectomia Parcial (retirada do tumor, deixando o restante do rim)
  • – Colpofixação (correção de cistocele grave pós retirada do útero)
  • – Pieloplastia (correção de Estenose / Estreitamento da JUP – junção do ureter com o rim)
  • – Reimplante Ureteral (correção de Refluxo da urina da bexiga que volta para o ureter/rim)
  • – Cistectomia Parcial (retirada de parte da bexiga em tumores focais da bexiga)
  • – Diverticulectomi> (retirada de divertículo da bexiga, que é uma falha na parede da bexiga formando um “saco” para fora da bexiga)
  • – Pielolitotomia (retirada de cálculo do interior do rim/ pelve)
  • – Rápida recuperação pós operatória
  • – Menor sangramento operatório
  • – Menor tempo de internação hospitalar
  • – >Menos dor pós operatória
  • – Resultados estéticos melhores

Há um filtro de movimento que elimina possíveis tremores do cirurgião, de maneira que não sejam repassados para o paciente durante a cirurgia.

Os índices de Potência Sexual e Continência Urinária parecem ser melhores na cirurgia robótica em relação à cirurgia aberta. Além de haver maior nitidez na identificação do feixe de nervos, lateral a próstata, que são responsáveis pela ereção e também contribuem evitando a incidência de incontinência urinária.

Os atuais trabalhos apresentados não demonstraram maior taxa de cura em nenhuma das técnicas. Portanto, a sobrevida livre de doença dos pacientes não mostrou haver nenhuma diferença.

Cirurgia Robótica com DaVinci

Tipos de Cirurgia

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!