Cálculos Urinários

<php the_title(); ?>

Os cálculos urinários/ cálculo renal (litíase) ou “pedras nos rins” são encontrados frequentemente. Os pacientes têm significativo ônus por causa das crises de dor, infecções urinárias e dias de trabalho perdidos. Os cálculos urinários ocorrem com mais frequência em homens, cerca de 12%, apesar de também acometerem muitas mulheres, em torno de 5% delas, mais comum na faixa etária entre 20 e 40 anos de idade.
Observa-se que a incidência de litíase vem aumentando ao longo do tempo e há uma forte associação com alimentação, doenças metabólicas, hábitos de vida como sedentarismo e obviamente com a genética do indivíduo (pacientes com cálculo quase sempre tem parentes com essa mesma doença).

O cálculo urinário muitas vezes só é diagnosticado após a primeira crise de forte dor lombar do paciente. É uma dor intensa, em cólica, que pode irradiar também para a frente do abdome e região genital. O diagnóstico preciso é feito com Tomografia Computadorizada ou com Ultrassonografia de Rins e Vias Urinárias.
tratamento da doença varia de acordo com o tamanho e localização do(s) cálculo(s) no sistema urinário.

 

Clique para abrir



Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!