Espermograma

Espermograma

Espermograma é o principal exame para a avaliação de infertilidade masculina. Ele identifica a contagem, forma e mobilidade dos espermatozóides do indivíduo. Todo homem que está tentando, sem sucesso, engravidar a esposa por mais de 1 ano deve colhespermogramaer esse exame para iniciar sua avaliação.

A coleta é simples e feita no próprio laboratório. É necessário abstinência sexual (não ejacular) nos últimos 3 dias prévios ao exame.

AZOOSPERMIA é dada quando não há identificação de nenhum espermatozóide no exame e, naquele momento, o homem é considerado infértil.

Espermograma Ilustração

Não. Sabemos que muitos homens que engravidam suas esposas possuem espermograma alterado, não sendo inférteis.

  • Contagem dos espermatozóides
  • Motilidade (mobilidade) dos espermatozóides
  • Morfologia (aspecto) dos espermatozóides

microscópio

Os nomes completos são Oligozoospermia e Astenospermia e significam, respectivamente, número baixo e baixa movimentação dos espermatozoides. São achados do espermograma que devem ser investigados quando há infertilidade do casal.

A palavra completa é Teratozoospermia e significa alteração da morfologia (aspecto) dos epermatozóides. Normalmente boa parte dos espermatozóides são mal formados e não tem capacidade de fecundar o óvulo, levando a gestação.

tipos espermatozoides

O casal deve procurar ajuda quando já tentou a gravidez por mais de um ano e não obteve sucesso. A mulher e o homem são investigados. O primeiro exame pedido ao homem é o espermograma. Na consulta é feito um interrogatório em busca das principais causas de infertilidade, é realizado exame físico e pedido exames de sangue complementares.



Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!