Uretero litotripsia flexível

Ureteroscópio flexível
Ureteroscópio flexível

Pacientes com cálculos renais maiores de 1 cm são candidatos a ureterolitotripsia flexível. Diferentemente da LECO, esse procedimento necessita de internação por ser feita em Centro Cirúrgico. O método é endoscópico, sendo a uretra(canal por onde sai a urina) o local de entrada do aparelho. Utiliza-se um aparelho semelhante ao de endoscopia do estômago, porém bem mais fino. É uma câmera flexível que permite enxergar por lugares estreitos e tratar o cálculo renalcom ajuda de fibra a laser. A uretra é acessada, depois bexiga, subindo pelo ureter até chegar ao interior do rim (figuras 1 e 2). Com visualização interna do rim, esse método é mais eficiente que a LECO, pois há visão direta que guia a fragmentação do cálculo renal. Os fragmentos são retirados do rim com uso de cestinha própria (figura 3).

Vantagens – Mais eficiente que a LECO, visão direta do cálculo e pouco sangramento se comparada com a próxima técnica (Nefrolitopercutânea)

Desvantagens – Internação 24h e Anestesia Geral, pode levar a complicações no canal urinário (ureter), não deve ser usada para cálculos acima de 1,5cm e o aparelho pode não acessar determinados locais do rim, não se conseguindo chegar até o local da pedra.

 



Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!