logo

Em setembro, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promoveu a Campanha #VemProUro, com foco em orientações para adolescentes.

 

O objetivo da ação foi orientar os pais a levar os jovens de 15 a 19 anos de idade a médicos especialistas. Diferentemente das meninas, que geralmente são levadas ao ginecologista desde o começo da adolescência, meninos da mesma faixa etária não têm o costume de procurar orientação médica.

 

É esperado que o adolescente tenha resistência e demore para topar ir à consulta. Assim, é recomendável que o pai convide o filho na escolha do médico, procurando profissionais experientes no atendimento a jovens.

 

A ida ao urologista desde a adolescência pode ajudar a diagnosticar precocemente doenças não notadas pelo pediatra (criptorquidia - testículo não descido - ou fimose, por exemplo), além de doenças de ocorrência comum na adolescência como a varicocele (dilatação dos vasos do testículo que pode levar a uma redução da produção de espermatozoides e, no futuro, até causar infertilidade). Além disso, o urologista pode tirar dúvidas sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. 

 

Mesmo que o paciente não tenha experiência sexual, a visita ao médico é bastante importante, servindo como primeiro passo de uma relação que pode auxiliar muito no desenvolvimento biológico e psicológico desse indivíduo mais jovem. 

Clique aqui para saber mais sobre Urologia