Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Resultados iniciais com DMAU (anticoncepcional masculino) parecem apresentar resultados positivos

Um estudo apresentado em março, realizado com 100 homens – com idades entre 18 e 50 anos -, durante o Encontro Anual da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos, apresentou resultados animadores sobre um método contraceptivo direcionado ao público masculino, o anticoncepcional masculino.

 

A pílula é chamada de DMAU, abreviação da substância undecanoato de nandrolona, princípio ativo do remédio, e apresentou resultados melhores que outra droga testada em 2016.

 

Como ele age

 

Segundo a equipe de pesquisa, o DMAU atua como um modulador, regulando a quantidade de testosterona presente no corpo dos homens para evitar a produção de espermatozoides.

 

Efeitos colaterais

 

Dos 100 voluntários recrutados para a pesquisa, 83 continuaram no estudo. Os participantes receberam, por um mês, diferentes doses do contraceptivo, uma vez ao dia, enquanto outros receberam pílulas placebo – sem princípio ativo.

 

Durante o período de testes, os cientistas notaram que doses mais elevadas de DMAU reduziram os níveis de testosterona e outros hormônios no corpo responsáveis pela produção de espermatozoides saudáveis.

 

Os efeitos citados durante o estudo foram: leve ganho de peso e pequena redução do HDL (conhecida como “colesterol bom”). Não foram apresentados diminuição na libido/ereção, aumento na acne ou transtornos de humor, como no caso da droga anteriormente testada.

 

Pesquisa continua

 

Apesar de ser um trabalho com poucos participantes, inicia-se uma fase na medicina para pesquisas de contracepção masculina. Ainda não há como afirmar que a pílula contraceptiva masculina de fato foi descoberta. Para que isso ocorra, ainda precisam ser testados os efeitos colaterais de médio e longo prazo, além do tempo para a restauração da fertilidade após o fim do tratamento. Até lá, continuaremos acompanhando os avanços desses estudos.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!