Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Saiba como o autoexame dos testículos é importante na prevenção do câncer

Segundo dados obtidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tumores nos testículos correspondem a 5% do total de cânceres entre homens brasileiros. Apesar de poder levar a morte, é um tumor de alto índice de cura, quando detectado a tempo de realizar seu tratamento.

AUTOEXAME

O procedimento deve ser realizado mensalmente e feito da seguinte maneira:

– Fique em pé, de frente para o espelho e observe seu escroto. Note se existe alguma alteração na forma, textura ou cor da pele.

– Examine cada testículo com as duas mãos, posicionando-o entre os dedos indicador, médio e polegar.

– Mexa o testículo entre os dedos. Homens tem muita sensibilidade nessa região. Desconforto leve é normal.  Não se assuste também se notar diferença de tamanho entre cada testículo, uma característica normal.

– Procure pela presença de caroços ou qualquer estrutura diferente no testículo.

– Você também deve palpar o epidídimo, que é um pequeno cordão, localizado atrás do testículo (responsável por carregar o esperma).

– Caso você encontre alguma anormalidade nos passos acima, procure um urologista. Não necessariamente isso é sinal de câncer, mas devemos checar melhor isso.

Em caso positivo de câncer, o testículo é retirado. As funções sexuais e reprodutivas do paciente não costumam ser afetadas, desde que o outro testículo siga saudável.

Não se esqueça: na dúvida, consulte sempre um especialista

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!