Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Balanite ou Balanopostite: Já ouviu falar?

Essa doença afeta um a cada vinte homens e é uma das queixas mais comuns de consultório do urologista. Ocorre um inchaço da pele ou da glande do pênis com vermelhidão, coceira e descamação da pele. Ela atinge, principalmente, homens não circuncidados.

As causas para a Balanite podem ser infecções ou condições crônicas na pele, além de uma higiene inapropriada ou umidade excessiva local. Tanto excesso de limpeza quanto a falta dela podem fazer com que o problema ocorra.

Em resumo, a Balanite é causada pela reprodução anormal de bactérias ou fungos ou simplesmente por reação inflamatória da pele úmida, semelhante às assaduras dos bebês. No caso de infecção, a ambiente no interior do prepúcio é idela para seu desenvolvimento (local fechado, escuro e úmido).

Pequenos machucados (fissuras) e lesões contribuem com o problema, bem como não remover totalmente o sabão ao tomar banho. Outras causas: sabonetes, loções ou sprays com componentes alérgicos na região, pílulas para dormir e alguns analgésicos.

Embora os sintomas sejam inchaço e vermelhidão da pele do pênis, outros indícios podem surgir: pele enrijecida, genitália dolorida, coceira nos genitais, dor na pele do pênis e sensação de aperto ou dor ao urinar.

É facilmente identificável em exame físico, sendo seu diagnóstico diferencial com infecções urinárias e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) que acometem a pele.

Primeiramente, o tratamento da Balanite inclui parar os hábitos que possivelmente estejam causando o problema, incluindo troca do sabonete, descontinuidade de alguns produtos e, principalmente, prevenção da umidade local. Lavagem local, secar bem a região após o banho e durante o dia podem ser bastante efetivos no tratamento e prevenção desse problema. Alguns pacientes irão precisar de cirurgia (postectomia) para remover a pele cronicamente machucada.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!