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A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) entra anualmente com a campanha Dezembro Laranja visando estimular a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele, o mais comum na maioria dos países do mundo, incluindo o Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos no país são de câncer de pele. Para os anos de 2018 e 2019, a estimativa é de 165.580 mil casos novos – número que apesar de grande, mostra redução de 10 mil casos em relação ao biênio anterior. A doença acomete um pouco mais de homens (85.170 mil) do que de mulheres (80.410 mil).

O câncer de pele pode se manifestar de formas distintas, sendo as mais comuns o carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (chamados de câncer, não melanoma) e o terceiro tipo, o melanoma, menos comum, porém muito mais agressivo e letal.

Se diagnosticados a tempo, os tumores de pele têm chance de cura superior a 90% após cirurgia para remoção ou destruição da lesão por frio ou calor.

Para a prevenção da doença, devemos nos prevenir da principal causa: exposição ao sol. Portanto, evite horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilize chapéus e bonés, além de óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; mantenha-se hidratado e tente, sempre que possível, permanecer na sombra.

Também é muito importante o uso de protetor solar com fator 30 (no mínimo) diariamente, reaplicando a cada duas a três horas ou depois de longos períodos na água. Assim se explica o tema da campanha em 2018: "Se exponha, mas não se queime".

Em caso de dúvida, consulte sempre um especialista.