Cirurgia Robótica - Danilo GalanteA cirurgia robótica iniciou seus primeiros passos em 1985. Kwoh utilizou-se de um robô para biópsias neurocirúrgicas mais precisas. Desde então, o conceito de cirurgia minimamente invasiva foi ganhando mais força a cada dia. Sendo precedida pela laparoscopia, a cirurgia por robô desenvolveu-se muito e tem um grande campo de atuação na Urologia. Abaixo estão respostas para as principais perguntas sobre a cirurgia robótica aplicada ao tratamento das doenças urológicas.

O robô opera sozinho?

Não, assim como em um vídeo game, o robô replica os movimentos que o cirurgião faz, não tendo autonomia para nenhum movimento automático, portanto não existe o risco de perder-se o controle. A cirurgia robótica é uma opção mais avançada a cirurgia laparoscópica, ou leigamente chamada “cirurgia com furinhos”.

E se o robô quebrar no meio da cirurgia? Existe o risco dele não sair do paciente?

Esse risco não existe, pois há um sistema de segurança que libera o robô do paciente sem machucá-lo. Caso haja a necessidade, a qualquer momento, pode ser realizada a conversão para cirurgia aberta.

Quais cirurgias urológicas podem ser realizadas com o robô?

• Prostatectomia Radical – retirada completa da próstata (doenças malignas). Tratamento para câncer de próstata
  • Prostatectomia Trans Vesical (PTV) – retirada de parte da próstata (doenças benignas)
  • Nefrectomia Radical (retirada completa do rim para doenças malignas e benignas)
  • Nefrectomia Parcial (retirada do tumor, deixando o restante do rim)
  • Colpofixação (correção de cistocele grave pós retirada do útero)
  • Pieloplastia (correção de Estenose / Estreitamento da JUP – junção do ureter com o rim)
  • Reimplante Ureteral (correção de Refluxo da urina da bexiga que volta para o ureter/rim)
  • Cistectomia Parcial (retirada de parte da bexiga em tumores focais da bexiga)
  • Diverticulectomi> (retirada de divertículo da bexiga, que é uma falha na parede da bexiga formando um “saco” para fora da bexiga)
  • Pielolitotomia (retirada de cálculo do interior do rim/ pelve)

Quais as vantagens da Cirurgia Robótica em relação a aberta?

• Rápida recuperação pós operatória
  • Menor sangramento operatório
  • Menor tempo de internação hospitalar
  • Menos dor pós operatória
  • Resultados estéticos melhores

O que muda para o cirurgião quando opera com o Robô?

Há um filtro de movimento que elimina possíveis tremores do cirurgião, de maneira que não sejam repassados para o paciente durante a cirurgia.

Em relação a Prostatectomia Radical, cirurgia robótica mais comum... Qual a percepção atual dos cirurgiões?

Os índices de Potência Sexual e Continência Urinária parecem ser melhores na cirurgia robótica em relação à cirurgia aberta. Além de haver maior nitidez na identificação do feixe de nervos, lateral a próstata, que são responsáveis pela ereção e também contribuem evitando a incidência de incontinência urinária.

E quanto aos resultados oncológicos (cura do câncer)... Há alguma diferença entre as técnicas aberta x robótica?

Os atuais trabalhos apresentados não demonstraram maior taxa de cura em nenhuma das técnicas. Portanto, a sobrevida livre de doença dos pacientes não mostrou haver nenhuma diferença.