logo

Se você apresenta inchaço indolor em um ou ambos os testículos, hidrocele testicular é uma possibilidade. Mas não há motivo para se desesperar.

A hidrocele é um acúmulo de líquido que ocorre ao redor do testículo, sendo mais frequente em recém-nascidos, embora também ocorra em adultos - principalmente com idade superior a 40 anos.

A hidrocele não provoca dor e nenhum outro sintoma além do inchaço e do incômodo recorrente dele. Não afeta a fertilidade e, na maioria das vezes, desaparece sem tratamento.

Contudo o inchaço do testículo pode ser sinal de outras doenças de maior gravidade, como tumor de testículo. Por isso procure um urologista toda vez que apresentar qualquer alteração no órgão.

Causas

Os testículos são formados na cavidade abdominal e depois migram naturalmente para a bolsa escrotal por um caminho que, em geral, se fecha naturalmente. Quando isso não acontece, líquido normal da cavidade abdominal passa para o interior do escroto e ali se acumula, resultando na hidrocele ao nascimento.

 Em adultos, a hidrocele está relacionada ao acúmulo do líquido devido a um desequilíbrio entre a produção e a absorção deste no escroto. Isso pode acontecer como sequela de uma orquite, epididimite, hérnias inguinais, traumatismos, tumores ou filariose.

Tratamentos

Na maior parte dos casos, a hidrocele em bebês não precisa de qualquer tipo de tratamento específico, desaparecendo sozinho com até 1 ano de idade. No caso dos adultos, indica-se esperar por 6 meses para verificar se o líquido desaparece sozinho.

A correção da varicocele, por cirurgia, está indicada somente quando o paciente se incomoda com ela (pelo tamanho do escroto, desconforto ou por causas estéticas). Nesses casos, o especialista pode recomendar uma pequena cirurgia para remover o líquido acumulado.

O procedimento é bastante simples e pode ser feito em minutos. Sua recuperação é rápida, sendo possível voltar para casa no mesmo dia da cirurgia.