Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Cálculo urinário X alimentação

Os cálculos renais são massas de sais e minerais que se cristalizam e formam pedras”, que podem se movimentar dentro do sistema urinário. Saber como prevenir é essencial para cuidar bem dos rins, mantendo seu bom funcionamento.

 

CAUSAS

 

As principais causas da formação das pedras incluem: dieta pobre em nutrientes, rica em oxalatos, baixo consumo de líquidos, desequilíbrio da acidez (ph) da urina, alergias, obesidade, deficiências minerais ou inatividade.

        A dieta faz parte integrante da prevenção a formação dos cálculos renais.

 

Inclua na sua dieta:

 

– Líquidos: se a urina estiver clarinha, significa que você está ingerindo a quantidade necessária de líquidos. Porém, se a mesma estiver escura, aumente o consumo de líquidos. Entra nessa conta: água, sopas, sucos, frutas, chás e café;

 

– Frutas cítricas. O citrato, presente em frutas como a laranja e o limão, evita a formação de pedras;

 

– Iogurtes. O cálcio presente no iogurte se junta com o oxalato. No intestino, essa junção dá origem a um complexo solúvel que sai pelas fezes, evitando a formação de pedras.

 

Evite o excesso:

 

– Refrigerantes: Além de facilitarem o ganho de peso, situação que favorece a resistência à ação da insulina, essas bebidas fazem com que mais cálcio seja eliminado pela urina. A urina fica mais ácida, com maior propensão ao surgimento de cálculos de ácido úrico.

 

– Sódio: Dietas rica em sal aumentam a quantidade de cálcio eliminada pela urina. Portanto, evite excesso de sal no tempero, enlatados, embutidos, além de sucos e sopas de “pozinho”.

 

– Proteínas: o produto final da digestão da carne é o ácido úrico, que pode se transformar em pedras, por isso evite o excesso de carne bovina e suína .

 

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!