Dificuldade miccional ou dificuldade para urinar é a condição que afeta os pacientes com problemas de esvaziamento da bexiga. Tanto homens quanto mulheres podem sofrer com a complicação, que pode ser causada pelo uso de medicamentos e até por doenças graves como câncer.

Os principais sintomas que o paciente pode apresentar são: jato de urina fraco ou entrecortado, esforço para iniciar a micção, hesitação e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Urgência, dor e frequência urinária aumentada também podem acometer o paciente.

As principais causas do problema são hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estreitamento do canal urinário, bexiga que não se abre corretamente e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente), além de doenças inflamatórias e infecciosas.

O paciente pode ser diagnosticado através de exame clínico com o seu médico, onde são realizados também exames físicos para identificar sinais do mau esvaziamento da bexiga, como: bexiga palpável, dor à palpação do abdome e próstata aumentada ao toque digital.

Após diagnóstico da causa, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. Homens com próstata aumentada ou obstrutiva incialmente são tratados com medicamentos para relaxar ou diminuir o tamanho da próstata e, no insucesso, são levados à cirurgia. Pacientes com estreitamento da uretra podem ser tratados cirurgicamente através de uretrotomia interna (abertura endoscópica do canal) ou uretroplastia (cirurgia aberta para abertura da área estreita). Pacientes com problemas na bexiga podem ser medicados e/ou encaminhados a fisioterapia.