11 3262-5564 | 11 99267-7369
dr.danilogalante@icloud.com

Circuncisão reduz risco de doenças urológicas

A circuncisão é um procedimento cirúrgico frequentemente realizado em crianças, no qual é removido a pele retrátil (prepúcio) que recobre a cabeça do pênis (glande). O procedimento é recomendado para crianças em qualquer idade, por motivos religiosos ou médico.

Religiosamente feita pelos judeus em crianças com poucos dias de vida, a circuncisão é feita geralmente pelo rabino e leva no máximo 10 minutos. Já em crianças mais velhas, jovens e adultos, a cirurgia é feita em centro cirúrgico, sob sedação, com cerca de 1 hora de duração. As taxas de complicações cirúrgicas ficam abaixo de 0,5%.

As principais indicações estão listadas abaixo:

1) Infecções urinárias de repetição – principalmente na criançada de até 2 anos de idade é recomendado a cirurgia como forma de prevenção.

2) Infecções do pênis de repetição – chamada balanite (infecção da glande) e a postite (infecção do prepúcio), ou ainda balanipostite.

3) Prevenção de câncer de pênis e HPV – Estudos mostram benefício na redução do risco de câncer é menor incidência de HPV quando a circuncisão é feita ainda na infância.

A decisão sobre a circuncisão cabe aos pais da criança e ao próprio homem, quando adulto. As informações relacionadas a cada caso são mais assertivas quando obtidas pelo urologista, que define quando é preciso realizar o procedimento.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!