Cistite é uma infecção urinária que acomete a bexiga. É mais frequente nas mulheres adultas, especialmente aquelas em período fértil e sexualmente ativas. No entanto, também ocorre em homens, principalmente naqueles com dificuldades urinárias. Sua frequência também aumenta com o envelhecimento do paciente (homens e mulheres). Em mais de 90% das vezes é causada pela bactéria Escherichia coli. A cistite de repetição é caracterizada quando ocorrem 3 ou mais episódios no espaço de um ano.

Os principais sintomas são: ardência e urgência para urinar, dificuldade de segurar a urina, vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia e presença de sangue na urina (hematúria).

O médico deve ser sempre consultado antes de iniciar o tratamento para infecção urinária. A automedicação deve ser desestimulada, pois pode ocasionar o desenvolvimento de resistência bacteriana a certos antibióticos. A escolha do melhor tratamento leva em consideração os sintomas apresentados pela paciente, bem como o perfil de sensibilidade das bactérias aos antibióticos em determinada comunidade.

O urologista é o médico mais indicado para avaliar de maneira global o paciente com cistite de repetição, prescrevendo o tratamento mais apropriado. Algumas medidas comportamentais devem ser instituídas, como: evitar longos períodos sem urinar, ingerir bastante líquido, especialmente nos dias mais quentes, fazer a adequada higiene da genitália e estimular a prática de exercícios físicos. Urinar antes e depois das relações sexuais também diminui a chance de infecção urinária.