As alterações de ejaculação do homem estão entre as principais queixas ao urologista. Estima-se, por exemplo, que ao menos 30% da população sofra de alguma alteração ejaculatória. Abaixo falaremos de cada uma delas:

1. Ejaculação Precoce - É a mais comum das alterações da ejaculação. Ocorre antes do desejado pelo homem e sua/seu parceiro(a). logo após a penetração ou mesmo antes dela. Em geral com muita demora dos pacientes para procurar ajuda médica, a ejaculação precoce acomete quase 25% da população, estando muito ligada à ansiedade, depressão e outros distúrbios psicológicos. O problema é normalmente resolvido com facilidade, quando realizadas orientações sexuais e utilizado medicações antidepressivas.
  2. Ejaculação retardada - bem mais rara que a precoce, sendo quase sempre associada a uso de antidepressivos, ansiolíticos e drogas antipsicóticas, que potencialmente também alteram a libido. Ela é facilmente revertida com a interrupção da droga.
  3. Ejaculação retrógrada e Anejaculaçao -

Afetam pacientes com problemas neurológicos ou raquimedulares, tumores de coluna ou que sofreram AVC e tiveram algum dano decorrente no eixo neurológico da ejaculação. A ejaculação retrógrada acontece quando o sêmen não é ejetado para frente, retornando para a bexiga. Isso é desencadeado normalmente por tratamentos da próstata (medicamentosos ou cirúrgicos) ou por alterações neurológicas do paciente.

1. Hemospermia - Ou sangue expelido durante a ejaculação. Some em 90% dos casos sem nenhum tratamento. Ocorre por qualquer lesão ou inflamação dos órgãos por onde passa o sêmen: vesícula seminal, próstata e pênis, uretra e testículos.

Existem ainda outras alterações ejacularorias: astênica, caracterizada pela lentidão no processo, quando não há a ocorrência de jatos; dolorosa, geralmente causada por infecções na próstata, nas vesículas seminais ou na uretra; e reflexa, que afeta indivíduos paraplégicos com lesão medular acima da vértebra L1.