Sentiu dor ao urinar? Saiba o que pode ser

Existem diversas causas para a dor ao urinar, chamada disúria. A seguir, vamos conhecer as principais:

– Uretrite: a causa mais comum, é a inflamação da uretra, canal interno do pênis que leva a urina da bexiga ao meio externo. Pode ser causada por diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorreia e clamídia, além de masturbação excessiva.

– Infecção urinária: mais comum entre mulheres com cistite. Nos homens, principalmente em idosos, pode ocorrer prostatite, além da própria cistite. A infecção pode ter sua explicação em anomalias do sistema urinário, como estreitamento da uretra, refluxo vesico-ureteral ou alterações da próstata.

– Cálculo urinário: a passagem de pedra vinda dos rins pela uretra pode machucar a estrutura, causando traumas e dores.

– Prostatite: é a inflamação da próstata, causada por bactérias como Escherichia coli, Proteus ou Klebsiella. Pode ocorrer um conjunto de sintomas: febre, fraqueza, dor pélvica e calafrios. Importante não confundir infecção da próstata com câncer de próstata.

– Epididimite: ocorre quando o epidídimo, estrutura que armazena o esperma acima dos testículos, sofre inflamação.

– Câncer: é raro, mas dor ao urinar pode ser sintoma de câncer na bexiga ou na próstata.

Então, se você sente qualquer tipo de dor ao urinar, consulte um médico.