11 3262-5564 | 11 99267-7369

Conheça algumas das causas de dor nos testículos

A dor nos testículos pode estar relacionada a diversas causas e acomete homens de todas as idades. Classificada como aguda, quando surge rapidamente, durando horas ou dias ou crônica, quando surge lentamente e permanece por semanas a meses. Ambos os casos merecem atenção por poderem comprometer a função do testículo de modo temporário ou definitivo.

Dores testiculares também podem refletir alterações em outras regiões do corpo como cálculos (pedras) no canal urinário, próximas a bexiga ou hérnias inguinais.

Causas

Embora muito incômoda, a dor nos testículos é comum. São órgãos bastante sensíveis a qualquer trauma local, levando a intensa dor. Praticamente todos os homens terão uma ou mais experiências desse tipo ao longo da vida.

Mesmo não trazendo maiores preocupações, qualquer dor testicular merece atenção, pois problemas como a torção testicular pode levar a perda do membro em horas.

Saiba então as principais causas

• Lesão direta: qualquer pancada na região pode causar possíveis lesões, como inchaço e hematomas. Esportes de contato são sempre de maior risco.

• Infecções testiculares: Muito comum, inclui a orquite e a orquiepididimite:

1. Orquite: infecção causada por principalmente por vírus (incluindo a caxumba). A inflamação pode afetar um ou ambos os testículos.
  2. Epididimite: causada por infecção bacteriana, podendo ou não ser uma doença sexualmente transmissível (DST). Ocorre uma inflamação no epidídimo (parte do testículo responsável pelo armazenamento dos espermatozoides), afetando homens entre 19 a 35 anos. É tratada por antibióticos.

• Hérnia inguinal: Surge na região da virilha, podendo causar dor nos testículos. Ela surge devido a uma fraqueza na parede muscular do abdome. Pode não apresentar sintomas ou surgir como uma protuberância, com inchaço e dor agravados pelo movimento.

• Torção nos testículos: ocorre quando há torção do cordão espermático, responsável por levar o sangue até os testículos. Ocorre um inchaço com dor muito intensa. É necessário resolução rápida, pois após 6 horas do início dos sintomas aumenta muito as chances de perda do testículo.

• Pedra nos rins: Quando descem o canal urinário (ureter) e estão próximas a bexiga, podem ocasionar dor forte que irradia até o escroto.

• Neuropatia diabética: lesão dos nervos ocasionada por glicemia elevada.

• Hidrocele: é acúmulo de fluido seroso no envoltório dos testículos.

• Dor testicular idiopática: (causa desconhecida)

• Testículo retrátil: é a situação clínica em que o testículo migra temporariamente para a região inguinal.

• Câncer de testículo – normalmente não causam dor, apenas aumento do volume do órgão.

• Criptorquidia: falha na descida de testículo para o escroto.

• Infecção do trato urinário: infecção ou colonização do trato urinário por micro-organismos.

• Varicocele: Maior causa de infertilidade masculina, é uma dilatação das veias do cordão que sustenta os testículos.

Tratamentos

O tratamento da dor testicular depende basicamente de sua causa. Por isso é necessário, e extremamente importante, procurar um urologista para diagnóstico e tratamento corretos.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!