Cistos e nódulos renais são lesões comuns, mas com comportamentos bem distintos no corpo. Embora na maioria dos casos eles sejam simples, não representando risco ao paciente, há cistos com altas chances de ser câncer de rim. Além disso, há doenças como o rim policístico, em que todo o rim é composto por cistos, com piora gradativa da função do órgão, podendo levar a insuficiência renal crônica. Cisto Ocorre em todas as idades, com maior frequência nos idosos e ao nascimento (ex: Doença Renal Policística. Pode ser definido como qualquer cavidade ou saco fechado preenchido por líquido, revestido por um tecido. Os cistos podem ser simples ou complexos, a depender do seu conteúdo. Cistos complexos, mais densos, com calcificações em seu interior e menos líquido têm maior chance de tumor maligno. Nódulo É uma lesão sólida elevada com mais de 1 cm de diâmetro. Geralmente é bem delimitada.  Pode ser encontrada no tecido mamário, pele, tireóide e fígado. No rim é sempre considerada suspeita de tumor maligno. Tumor Nódulo ou cistos complexos são considerados tumores, podendo ser malignos ou benignos Diagnóstico Os cistos renais simples geralmente são detectados durante exames rotineiros de imagem, uma vez que, na maioria dos casos, são assintomáticos. Dor lombar por compressão de outros órgãos por cistos grandes OU febre por infecção do cisto é uma raridade. Os exames mais específicos para diagnóstico e avaliação dos cistos é a tomografia computadorizada e a ressonância magnética de abdome. Tratamento Cistos renais simples não tem chance de câncer e podem ser acompanhados. Cistos complexos devem ser tratados, normalmente por ressecção por cirurgia. Nódulos renais são sempre retirados por altas chances de câncer renal.