11 3262-5564 | 11 99267-7369

DST: entenda o que é Sífilis

A Sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A infecção também pode ser transmitida da mãe para o feto ou por transfusão de sangue, podendo se manifestar em três estágios diferentes.

• Sífilis primária: pequena ferida (única) nos órgãos genitais, conhecidas como cancro duro, que desaparece espontaneamente sem deixar cicatrizes;

• Sífilis secundária: o paciente apresenta manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, palmas das mãos e plantas dos pés, seguidos de febre, dor de cabeça, mal-estar; gânglios aumentados espalhados pelo corpo. Esses sintomas podem regredir sem tratamento, embora a doença continue ativa no organismo;

• Sífilis terciária: comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular, com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.

Sífilis Congênita

Este tipo ocorre quando o bebê é infectado durante a gestação. Pode causar aborto, má formação ou morte do bebê ao nascer. Caso contrário, os sintomas podem surgir desde as primeiras semanas de vida até os 2 anos após o nascimento, e incluem pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.

Diagnóstico

No início da doença, o diagnóstico pode ser confirmado por exame de sangue ou amostras de material retirados das lesões. Em fase avançada, por um exame de líquor, que verifica se o sistema nervoso foi (ou não) afetado.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos, especialmente penicilina. Deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliação da evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.

Prevenção

A maneira mais segura de prevenir a doença é o uso de preservativos durante as relações sexuais.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!