Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Envelhecimento saudável

Pesquisa divulgada pelo IBGE em 2016, constatou que a população idosa brasileira cresceu 16,0% em comparação a de 2012, chegando a 29,6 milhões! O perfil populacional em nosso país tem mudado, o que nos obriga a dar mais atenção à forma como estamos envelhecendo. Hipócrates dizia: “ Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”. Realmente a forma como nos alimentamos define como será a nossa saúde e como reagirá o nosso sistema imunológico através dos anos. Uma dieta equilibrada, aliada a exercícios físicos parece ser uma “fórmula” para um envelhecimento saudável.

 

Para envelhecer com saúde, é primordial adotar um estilo de vida saudável desde cedo. Abaixo destacamos alguns alimentos, fontes de uma dieta equilibrada:

Alimentos

– Proteínas: Contêm a gama completa de aminoácidos essenciais. Suas principais fontes são os animais (carne bovina ou suína, peixe, ovos e produtos lácteos).

 

– Frutas, verduras e legumes: Poderosos antioxidantes que devem fazer parte da nossa dieta.

 

– Cereais integrais: São ricos em fibras, ajudando a diminuir o colesterol.

 

– Frutas oleaginosas: Incluímos aí as castanhas-do-pará, nozes, castanhas de caju e amêndoas. Devem ser consumidas diariamente, em pequenas porções. São fontes de gorduras boas (as monoinsaturadas e as poli-insaturadas). Protegem o coração e possuem efeito anti-inflamatório.

 

– Água: Componente essencial de todos os tecidos corpóreos, estando presente nas reações químicas, respiração, circulação, funcionamento dos rins, digestão, sistemas de defesa, pele, entre outros. Recomenda-se, em média, a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia.

 

Além de aumentar a expectativa de vida, uma dieta saudável promove uma melhoria na saúde e ajuda a prevenir doenças como câncer, osteoporose, problemas cardíacos, diabetes, Alzheimer e Parkinson.

 

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!