Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Saiba mais sobre o estudo urodinâmico

Estudo urodinâmico ou avaliação urodinâmica é um exame que analisa as duas principais funções da bexiga: armazenar urina e proporcionar o seu esvaziamento através da micção.

O exame é indicado em situações especiais para alguns pacientes com aumento da próstata, incontinência urinária (homem ou mulher), lesões neurológicas, meningomielocele infantil, entre outros.

card urodinamica 300x300 - Saiba mais sobre o estudo urodinâmico

Durante o estudo são avaliadas as seguintes características: sensibilidade da bexiga, volume de enchimento máximo, momento do primeiro desejo miccional, contrações involuntárias e capacidade de esvaziamento.

Como é o exame?

Inicialmente, o paciente urina em um funil que, ligado a um computador, registra: tempo, força e fluxo urinário, além de quantidade urinada. A seguir, é avaliado o enchimento da bexiga com a colocação de duas pequenas sondas urinárias. Avalia-se então vontade para urinar, primeiro desejo miccional e enchimento máximo da bexiga. Nesse momento também é avaliado possíveis causas de incontinência urinária como perdas por hiperatividade da bexiga (perdas de urgência) ou por alterações do esfincter (incontinência de esforço). Depois, o paciente esvazia novamente sua bexiga, sendo avaliado forças e facilidade para essa ação.

O exame não costuma ser doloroso, mas pode provocar algum desconforto, como dor na bexiga, náusea ou vômito. A duração média do procedimento varia entre 15 a 45 minutos.

Não se esqueça: na dúvida, consulte sempre um especialista.

Clique aqui para conhecer mais exames e especialidades urológicas 

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!