Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Conheça os exames preventivos mais importantes para a saúde do homem

imgs blog 13.11.18 EXAMES PREVENTIVOS PARA O HOMEM 300x196 - Conheça os exames preventivos mais importantes para a saúde do homem

A próstata localiza-se abaixo da bexiga e envolve a uretra, em região próxima à bexiga. O câncer de próstata é o tumor mais comum do homem e o segundo que mais mata (perdendo apenas para o de pulmão). O diagnóstico da doença em estágios iniciais é fundamental para a cura. Conheça os exames mais importantes para detectar esta condição.

PSA – Marcador tumoral e principal exame na avaliação inicial do paciente. Quando apresenta alterações, indica prosseguimento da investigação para descartar tumor da próstata.

Exame físico (com toque retal) – Realizado em consultório pelo urologista, é indolor e rápido. Possibilita avaliação de tamanho e palpação de nódulos, indicadores de tumor prostático.

Ultrassonografia – Exame não obrigatório, que pode ser solicitado basicamente pra avaliar tamanho da próstata e avaliação de resíduo miccional, ou seja, se o paciente esvazia toda a bexiga após a micção.

Biópsia da próstata – é solicitada quando há indícios de tumor de próstata. Ela confirma o diagnóstico quando positiva.

Todo homem deve realizar anualmente o exame de toque retal a partir dos 50 anos de idade. Pacientes de alguns grupos específicos (negros, obesos ou com história familiar de câncer de próstata) devem iniciar sua avaliação após os 40 anos de idade.

Leia mais sobre o assunto aqui: https://drdanilogalante.com.br/consulta/doencas-da-prostata/ 

Em caso de dúvida, consulte um especialista.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!