Gonorreia

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissívelque infecta especialmente a uretra. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeaea doença também pode ser transmitida da mãe para a criança no momento do parto. 

Em geral, os principais sintomas da gonorreia são inflamação na uretra, dor ou ardor ao urinar e secreção purulenta através da uretra, mas há também situações específicas entre homens, mulheres e bebês. 

Nos homens, além dos sintomas citados, poderá haver dor ou inchaço nos testículos, e nas mulheres, aumento no corrimento vaginal e mudança de cor na secreção, sangramento fora do período menstrual, dores abdominais e na região pélvica.  Em bebês, os sintomas se assemelham ao de uma conjuntivite, como olhos vermelhos e pálpebras inchadas. 

Vale lembrar que sexo anal e oral também são transmissores, levando infecção para outras regiões do corpo, como reto e garganta, incluindo a corrente sanguínea e as articulações

O tratamento é feito com antibióticos, porém, a recorrência de casos tem feito com que a doença se torna cada vez mais resistente, o que gera preocupação da OMS.

A prevenção, com uso de preservativos inclusive no sexo oral, ainda é a melhor opção. É imprescindível também procurar um médico assim que os sintomas surjam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *