Sintomas, mecanismo e tratamento da doença:
Ainda na consulta de rastreamento de câncer de próstata também é investigada outra doença bastante comum, a Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) ou, como alguns pacientes chamam a “Próstata Inchada”, inchaço da próstata crescida. Apesar de pouco conhecida, é uma das doenças mais prevalentes do homem que consiste em um crescimento benigno do tecido prostático que começa a ocorrer a partir dos 50 anos de idade e tende a ser ininterrupto. Sintomas urinários normalmente estão relacionados ao HPB, em vez de doença maligna.
Os sintomas da HPB são divididos em 2 grupos:
Quanto ao armazenamento da urina – Vontade constate de urinar, levantar-se várias vezes de noite para urinar, urgência para chegar ao banheiro (urgência miccional) em situações comuns e perda urinária (incontinência).
Quanto ao esvaziamento da bexiga Jato urinário fraco, jato intermitente, hesitação (o paciente se posiciona, mas ocorre demora em iniciar a micção) e gotejamento após terminar de urinar.
O crescimento da próstata muitas vezes ocorre obstruindo internamente a passagem da urina na saída da bexiga (foto 2). É como se a saída de uma mangueira estivesse sendo segurada com o dedo. Progressivamente os sintomas vão se agravando e, em sua pior fase, ocorre retenção urinária, que é a interrupção abrupta da capacidade do paciente em urinar.
Pacientes que estão incomodados com sua micção e apresentam alguns (ou todos) os sintomas de HPB devem ser tratados. Também deve ser oferecido tratamento a quem apresenta complicações decorrentes da HPB como infecções urinárias de repetição, sangramentos na urina, dificuldade extrema de urinar (retenção) ou alterações dos rins provocadas pela dificuldade de esvaziamento da bexiga.
O tratamento sempre é iniciado com medicações via oral. As medicações como a Doxazosina / Tansulosina e seus similares têm a finalidade de relaxar a musculatura da próstata e da bexiga facilitando a micção. Alguns pacientes necessitam de outras medicações associadas a essas, como a Finasterida / Dudasterida com a finalidade de diminuir o tamanho da próstata. Quando o tratamento com remédios não funciona indicamos cirurgia para diminuição da próstata.
Existem diversos tipos de cirurgia que são escolhidas de acordo com a necessidade do paciente e suas condições clinicas (como idade, existência ou não de hipertensão, diabetes, entre outras). Todas as técnicas têm a finalidade de diminuir o volume interno da próstata.
Abaixo estão destacadas as modalidades de cirurgia que são realizadas, respeitando as escolhas caso a caso com o paciente. Todas apresentam vantagens e desvantagens, que devem ser discutidas no consultório antes da definição da estratégia a ser adotada. Clique para saber mais sobre as técnicas cirúrgicas.