Homens também podem sofrer com a infecção urinária

As infecções podem afetar qualquer setor do aparelho genital e urinário masculino: uretra, bexiga, próstata, testículos e rins. O tipo mais comum é a cistite, infecção da urina apenas da bexiga. Ocorre mais frequentemente nas mulheres devido à anatomia, mas também ocorre nos homens, especialmente após os 50 anos de idade (com o aumento da próstata).  A cistite é ainda mais comum entre os que praticam relações sexuais anais sem camisinha. 

Explicando melhor os homens com mais de 50 anos…

Homens com mais de 50 anos têm possibilidades de aumento da glândula prostática (situada inferiormente à bexiga, envolvendo a porção inicial da uretra). Isso pode bloquear o fluxo urinário a partir da bexiga, impedindo-a de esvaziar completamente. Isso aumenta a probabilidade das bactérias proliferarem e desencadearem uma infecção.

Outros fatores que podem propiciar o aparecimento da doença: cálculos renais, baixa ingestão de líquidos, esvaziamento incompleto da bexiga (e menos frequentemente, o refluxo da urina da bexiga para os rins e tumores)

Sintomas 

Ardência ao urinar, urina escura, sangue na urina, dor pélvica, aumento da frequência de micções diurna e noturna, além de incontinência urinária.

Diagnóstico

O exame cultura de urina é o principal. Exames de imagem e cistoscopia também podem ser usados para investigação. 

Tratamento 

Varia de acordo com o tipo de infecção e sua gravidade, mas sempre inclui uso de antibióticos. 

Diante de qualquer sintoma, procure um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *