A andrologia, subespecialidade da urologia, cuida tanto de assuntos relacionados à fertilidade quanto a sexualidade masculina. Metade das consultas em urologia são para resolução de um dos assuntos, ou seja, são de incidência muito alta na população. A Infertilidade está relacionada a dificuldade (ou impossibilidade) em ter filhos. Já a impotência sexual ocorre quando há problemas de ereção ou libido. Mas será que esses dois temas têm alguma relação entre si? Pacientes com infertilidade tem mais chances de ter disfunção erétil e vice-versa?

A impotência sexual atinge todas as idades e, em cada uma delas, o motivo é diferente. Pacientes com até 35 anos de idade normalmente não apresentam doenças crônicas e seu problema costuma estar relacionado com fatores psicológicos.

Quanto mais velho o paciente, maior a incidência de doenças como diabetes hipertensão (principais causadores de impotência sexual). Além disso, fatores alimentares (excesso de consumo de alimentos com alto colesterol, açúcar e triglicerídeos), estilo de vida ruim (tabagismo, etilismo, obesidade e uso de drogas) e fatores hormonais (baixa de testosterona e alterações da tireóide) completam o quadro causador dos problemas sexuais.

Além dos problemas clínicos, muitas cirurgias também afetam a parte sexual masculina: cirurgias da próstata, do pênis e de toda região pélvica, além de traumas de coluna. O tratamento é baseado em mudanças do estilo de vida e controle das doenças crônicas.

Notou como são semelhantes os fatores causadores da infertilidade e disfunção sexual? Não é à toa que a investigação laboratorial, o exame físico (e mesmo a consulta inteira) sejam praticamente idênticos para investigação dos dois temas.

São assuntos diferentes, com ansiedades e diferentes, mas que tendem a incidir no mesmo paciente. Faça seu check up anualmente e previna-se. Quando não é possível prevenir, ao menos é possível realizar um diagnóstico precoce, que vai determinar um tratamento mais eficiente.

Matéria original: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/34991-impotencia-sexual-e-infertilidade-ha-alguma-relacao-entre-elas