Chamamos de lesões genitais quaisquer feridas, verrugas, bolhas ou “bolinhas” que surjam na região genital (pênis, testículos, uretra e períneo – área entre o escroto e o ânus). Elas ocorrem em qualquer idade, podendo ser uma lesão única ou múltiplas. As principais lesões estão relacionadas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como Herpes genital, Sífilis, HPV, Clamídia, Gonorreia, Aids, Uretrite, granuloma inguinal e linfoide venéreo, entre outras. O diagnóstico, na maioria das vezes, é feito através do exame clínico ou exames específicos, como sangue ou biópsia. O tratamento dependerá do diagnóstico. Inflamações locais causadas por umidade (“assaduras”), traumas de pele por masturbação ou relação sexual também podem simular uma lesão genital.
Tipos de lesões:
Herpes Genital: as lesões são pequenas bolhas que se formam, rompem e viram feridas. Sifilis - lesão única (úlcera) que some espontaneamente. HPV: lesões com aspecto de verrugas Clamídia: múltiplas lesões na pele Gonorreia: A bactéria costuma se desenvolver de diferentes formas, dentre elas, no reto, aparelho urogenital, traqueia e nos olhos. Podem aparecer erupções na pele. Uretrite: pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos e, normalmente, é transmitida através do sexo sem proteção. O sintoma mais comum costuma ser o corrimento abundante, com pus, através da uretra. Granuloma inguinal e linfoide venéreo: feridas cheias de líquido e indolores. Com qualquer sintoma, sempre procure um médico. Ele é a pessoa mais indicada para diagnosticar e indicar os tratamentos corretos.