logo
Durante o mês de junho, mês Mundial da Conscientização da Infertilidade, os profissionais da saúde chamam a atenção para essa causa que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 15% da população.
O movimento chama a atenção para a prevenção da infertilidade por meio de uma série de iniciativas por parte da população:
1) Para mulheres: Exames preventivos de rotina, anuais desde a adolescência, mas obrigatoriamente a partir dos 30 anos, quando o sistema reprodutivo feminino começa a debilitar-se. 2) Para os homens: Ao menos uma consulta na adolescência e entre 20-30 anos. Ficar atentos a algumas disfunções como a varicocele (varizes na bolsa escrotal), principal causa de infertilidade masculina. Outros cuidados passam pelos fatores associados a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), que também podem comprometer o aparelho reprodutor, tanto em homens quanto em mulheres. Para finalizar, a campanha chamará a atenção ainda para o cuidado e manutenção do peso corporal. Tanto homens quanto mulheres obesas podem ter sua fertilidade comprometidas. O excesso de peso pode desencadear desequilíbrios hormonais que afetam a ovulação e a produção de espermatozoides.