Recebo muitas mensagens de homens querendo auxílio estético em relação ao tamanho de seus pênis. Inicialmente, é preciso esclarecer que a maioria dos homens têm um tamanho de pênis dentro do que consideramos normal na população.Micropênis é um problema raro, mas a alteração é unicamente de tamanho. Ele funciona normalmente, não apresentando problemas de ereção e ejaculação nem para ir ao banheiro. O maior problema acaba sendo o psicológico, sendo um tabu tanto para homens como para suas parceiras(os). Acredita-se que o tamanho normal do pênis varia entre 4 e 18cm em repouso e 7 e 27cm quando ereto. São dados da Sociedade Brasileira de urologia. É considerado micropênis o órgão com medidas abaixo de 7 centímetros quando em ereção. Possíveis causas Mutações genéticas podem causar micropênis. A maioria dos casos acontece por alterações hormonais, quando há uma diminuição acentuada na produção de testosterona durante o segundo e terceiro trimestre de gravidez. Como a testosterona é o hormônio mais importante para o desenvolvimento sexual dos meninos, o pênis não consegue se desenvolver corretamente, ficando menor que a média. Tratamentos Quando o diagnóstico é precoce (ainda na infância), há possibilidade de suplementação com testosterona, especialmente quando os níveis desse hormônio estão bem diminuídos. Adolescentes antes do estirão da puberdade”também podem se beneficiar desse tratamento. Tratamento em adultos com testosterona para aumento peniano não funcionam. A intervenção cirúrgica, chamada faloplastia, consiste em cortar um ligamento para tentar projetar o pênis. Ela não tem risco benefício muito aceitável, com ganhos mínimos (1 a 2 cm) e riscos de lesão dos nervos da ereção, com perda de sensibilidade local. Vale a pena?  Quando o diagnóstico é feito na infância vale a pena tratar com reposição hormonal. Já na idade adulta, a cirurgia para aumento peniano tem seus riscos (dolorida, diminuição da sensibilidade e prazer durante o sexo) com benefícios pequenos. O melhor caminho é tratar o fato com naturalidade, conversar com sua parceira(o) sobre o assunto e conhecer melhor o seu próprio corpo. Essas dicas podem valer muito mais que o aumento irrisório de 2 centímetros no tamanho do seu pênis.