logo

A próstata é uma glândula pertencente ao aparelho reprodutor masculino e está localizada logo abaixo da bexiga e na frente do reto e da uretra. O câncer na próstata pode ser diagnosticado pelo exame de toque retal e por um exame de sangue que verifica a quantidade de antígeno prostático específico (PSA) no organismo.

Conheça alguns mitos e verdades sobre essa doença que cresceu tanto nos últimos anos e já é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, ficando atrás somente do câncer de pele:

O toque retal é desnecessário

MITO. A partir dos 50 anos todos os homens devem fazer o exame anualmente.

Apenas idosos devem se preocupar com a doença

MITO. Embora seja mais frequente em homens com mais de 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade.

Não existe histórico de câncer de próstata na minha família, logo minhas chances de ter a doença são mínimas

MITO. Embora o fator genético aumente muito as chances de desenvolver a doença, 1 em cada 6 homens serão diagnosticados com câncer de próstata em sua vida.

O tratamento precoce cura mais de 90% dos casos

VERDADE. O câncer de próstata é o que mais afeta os homens, após o câncer de pele. No entanto, novas abordagens quanto ao diagnóstico e tratamento possibilitaram que a taxa de mortalidade pela doença tenha caído em nível mundial.

Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta o risco de desenvolver a doença

VERDADE. A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes.

Pessoas da raça negra têm maior risco de desenvolver a doença.

VERDADE. Estudos apontam que afrodescendentes têm risco 60% maior de desenvolver a doença e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.