Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Descubra alguns mitos sobre a velhice

A internet propaga muitos mitos sobre a velhice, mas envelhecer faz parte do processo da vida. Chegar à “melhor idade” alerta e com saúde é o que faz a diferença. Confira alguns mitos e verdades sobre essa fase.

1) A velhice começa aos 60 anos

Uma visão equivocada! Afinal, as pessoas envelhecem a partir da concepção. Tudo se trata de um processo. A estipulação de uma idade surge para efeito de leis e benefícios governamentais, mas, fundamentalmente, a velocidade com que a velhice ocorre dependerá dos seus hábitos de toda a vida.

2) Velhice significa deterioramento mental

Não é bem assim!. Claro que, à medida em que a pessoa envelhece, as células-tronco se reproduzem mais devagar e a rapidez cerebral pode ser afetada. Porém, assim como a musculação ajuda a conservar a massa magra, exercitar o cérebro ajuda na manutenção das habilidades cognitivas. Ler, escrever, jogar caça-palavras etc. Enfim… fazer qualquer atividade física ou psíquica ajuda a manter o cérebro em constante aprendizado. Isso o mantém ativo e evita deterioramento mental.

3) Menos sexo

A redução da frequência de atividades sexuais pode acontecer em todas as fases da vida. No fundo, parar de fazer sexo é uma questão de escolha e não um fator biológico. Conforme o individuo envelhece, a probabilidade de desenvolver doenças crônicas aumenta, afetando negativamente o desempenho sexual. Interromper a atividade sexual em vez de procurar ajuda é um caminho mais “fácil” e cômodo. O efeito psicológico disso normalmente é percebido por insegurança e receio com o próprio corpo, o que, sobremaneira, afeta a autoestima do individuo.

4) Velhice = sabedoria

Uma pessoa sábia é aquela que acumula sabedoria (informações e experiências), compreende fatos da vida e consegue passar ensinamentos. No entanto, idosos não necessariamente têm mais conhecimento adquirido que pessoas com “meia-idade”. Tudo depende do curso de vida de cada um e das experiências pessoais pelas quais ele passou.

5) O idoso volta a ser criança

Pessoas mais velhas podem precisar de ajuda para se locomover, se alimentar e realizar algumas atividades diárias. Tratá-las como crianças, além de preconceituoso, é maléfico ao bem-estar delas. Respeito e generosidade é o melhor que podemos oferecer a qualquer idoso.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!