Inflamação nos testículos: saiba mais sobre a orquite

A orquite é uma inflamação nos testículos que pode ser causada por diversos fatores. Também conhecida como orqueíte, pode derivar de um traumatismo ou torção na região, mas geralmente ocorre por infecção do vírus da caxumba.

Esta condição pode afetar um ou ambos os testículos. Varia entre as formas aguda ou crônica, sendo que na segunda os sintomas não são presentes.

A orquite pode causar presença de sangue na urina e/ou ejaculação, dor e inchaço no escroto, além de febre e mal-estar. Se a doença é relacionada à caxumba, os sintomas surgem em média uma semana após o inchaço da face.

O diagnóstico é feito através da observação clínica do paciente, da realização de exames de sangue e ultrassonografia escrotal, além de testes para gonorreia e clamídia.

O tratamento da orquite inclui repouso e anti-inflamatórios, além de compressas geladas na região. O inchaço costuma demorar mais de um mês para regredir.

A doença tem cura e não deixa sequela quando o tratamento é feito corretamente. Se o paciente não for tratado, pode ocorrer atrofia testicular, formação de abscessos, infertilidade e, em casos mais graves, até necessitar da remoção dos testículos.

Não se esqueça: na dúvida, consulte sempre um especialista.

Clique para saber mais sobre doenças sexuais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *