Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Por que uma pancada na virilha dói tanto?

Diferente do cérebro, que possui uma armadura natural (crânio), os testículos são externos e muito mais suscetíveis a lesões. Essenciais para a reprodução humana, eles apresentam algo que o cérebro não possui: nociceptores. São receptores de dor, toque e até de temperatura, que os torna ultra sensíveis, permitindo a percepção com mais intensidade em comparação a outras partes do corpo. A dor pode ser tão intensa que algumas pessoas podem sentir tontura, fraqueza, náuseas ou até mesmo desmaiar.

O que fazer numa situação dessa? Posição deitada e pernas afastadas tornam a recuperação da dor mais rápida. Após o susto inicial, aplique uma bolsa de gelo em seus testículos (mas não diretamente. Coloque uma toalha entre o gelo e os testículos). Um analgésico pode ser útil.

Pancada na virilhal 22.11.17 300x196 - Por que uma pancada na virilha dói tanto?

Na maioria das vezes a dor some em alguns minutos, mas pode se manter por três a quatro horas. Dependendo da gravidade da lesão, o escroto pode ficar dolorido por até três a cinco dias.

É recomendável manter distância de atividades como ciclismo, corrida e exercícios para os membros inferiores até desaparecimento completo da dor. Esse tempo é necessário para diminuição do edema e processo inflamatório da região.

Se a dor não diminuir em algumas horas ou houver hematoma importante na região escrotal, você deve procurar um médico urologista. Em raras vezes há rompimento do testículo e lesão importante do órgão. Fique sempre de olho nos primeiros dias e lembre-se de que o bem-estar dos seus testículos pode garantir sua fertilidade.

 

Clique aqui para conhecer mais sobre urologia e tratamentos urológicos

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!