Quedas e traumas são as causas mais comuns para Estenose de Uretra

Estenose de uretra é um estreitamento que ocorre em uma parte da uretra, que pode provocar redução ou interrupção completa do fluxo urinário. Essa alteração pode ocorrer desde o meato (orifício de saída do pênis), até o colo da bexiga, passando pela uretra peniana e pela uretra bulbar. Esta última localiza-se um pouco antes da próstata e é a mais acometida por traumas em geral. 

A principal causa para o problema são os traumas, as “quedas a cavaleiro”, quando a pessoa cai como se estivesse montando em uma cela de cavalo. Elas são comuns em pacientes em que estão andando de patinete, patins, skate e caem com a região do períneo em cima de um cano ou outra superfície e se machucam.

Outras causas comuns para a estenose de uretra incluem uretrite por gonococo (gonorreia), clamídia e traumas por sonda, podendo ocorrer tanto por tentativa mal sucedida quanto por sondagem crônica. Ou seja, por muito tempo.

Quase todos os pacientes acometidos são homens, principalmente homens jovens e o tratamento depende da extensão do estreitamento e da localização da lesão. Na maioria das vezes, a primeira cirurgia tentada é endoscópica (chama uretrotomia interna) e consiste em abrir a região fechada com uma “faquinha”. O principal tratamento é a uretroplastia, onde é realizada uma plástica na região da lesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>