logo

A vasectomia é um método cirúrgico de controle de natalidade e planejamento familiar, considerado seguro e definitivo. Esse procedimento interrompe os ductos deferentes do escroto. Dessa forma, os espermatozoides não mais se unem aos líquidos seminais e prostáticos para formar o sêmen.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), houve um aumento significativo no número de vasectomias realizadas no Brasil nos últimos amos.

Cerca de 2 a 6% dos homens que optam por se submeter ao procedimento acabam voltando atrás, seja pelo desejo de ter novos filhos com a mesma parceira ou devido a um novo casamento. Só que nem todos esses pacientes foram avisados de que é possível reverter a vasectomia, ou seja, desfazer a cirurgia.

Atualmente as taxas de sucesso são elevadas e variam fundamentalmente com o tempo de vasectomia do paciente (tabela abaixo). Após a reversão, uma parte dos homens apresentarão espermatozoides no ejaculado, mas não conseguirão engravidar suas esposas. Nesse caso há possibilidade do uso desses sêmen para uma fertilização in vitro.

A reversão de vasectomia é indicada em casais cujo espermograma do marido demonstra não haver nenhum espermatozoide vivo e não há dúvida da capacidade reprodutiva da esposa.

Clique aqui para saber mais sobre vasectomia