A infecção urinária é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades, mais frequente nas mulheres sexualmente ativas. Especialmente nelas, acontece pela uretra mais curta (cerca de 5 cm), próxima ao ânus, “moradia” das principais bactérias urinárias, que facilmente invadem a bexiga.

Além disso, as mulheres apresentam variações no nível do hormônio estrogênio, com consequente piora do sistema de defesa local. Estima-se que a maioria das mulheres terão infecção urinária ao menos uma vez na vida.

Com o envelhecimento surgem os problemas prostáticos no homem. Com isso, a incidência de infecções urinárias torna-se equiparada a das mulheres

A infecção urinária é o motivo mais frequente para atendimentos urológicos de consultórios e pronto-socorro. A doença também é responsável por alto número de internações e, inclusive, de óbitos.

Os principais sintomas da infecção urinária são: ardor ao urinar; frequência de idas ao banheiro aumentada (durante o dia ou noite); sensação de não esvaziamento total da bexiga; dor no púbis; sangue na urina; alteração do aspecto (cor escura, turva e odor forte), além de febre.

Algumas providências básicas de prevenção podem ser adotadas: tomar bastante água (ao menos 2 litros por dia), criar hábito de esvaziar a bexiga a cada duas ou três horas (com ou sem vontade), além de tratar doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que aumentam a chance de infecção urinária.

Recomenda-se também consultar um urologista a partir do segundo caso de infecção urinária, para investigação e possível diagnóstico da causa.

Os pacientes devem ficar especialmente atentos nos períodos de calor. Nessa época a maior exposição à umidade pelo uso de roupas de banho molhadas, a queda do sistema imunológico com a adoção de alguma dieta nova e a piora na hidratação elevam os riscos de infecção.