Os cálculos renais se formam em organismos com alteração metabólica já existente. Exemplos disso são cálcio aumentado na urina ou diminuição de inibidor (protetor), como o citrato.

Quando o componente mineral (soluto) está em concentração maior na urina, ele se precipita e forma as pedras.

A formação de cálculos renais é mais comum em pacientes com predisposição ao problema, principalmente por componente genético (familiar). Quem tem pai, mãe ou irmão com o problema tem três vezes mais chances de ter cálculo renal. A formação dos cálculos também se relaciona  a hábitos como tomar pouca água, ingerir muito sódio e grande quantidade de proteína animal.

Distúrbios como hiperparatireoidismo, acidose tubular renal e desidratação também podem desencadear o problema. Cálculos podem surgir de um dia para o outro. Para isso, basta haver um aumento súbito da concentração do mineral, em um fim de semana de desidratação e grande consumo de sódio, por exemplo, para as pedras renais se formarem.

O sintoma mais comuns é forte crise de dores provocadas pelas pedras, ponto de partida para o diagnóstico, além de urina muito densa e escura ou com pontos de sangue. Outros sintomas: náusea, vômito, inquietação e sudorese.

Vale ressaltar que os pacientes que têm pedras minúsculas podem não apresentar nenhum tipo de sintoma, eliminando-as com o aumento do consumo de água.

Exames laboratoriais da urina analisam a acidez e a presença de cristais ou infecção. Exames de imagem como tomografia e ultrassom avaliam o tamanho e localização das pedras. Cálculo acima de um centímetro precisa ser tratado, com algum procedimento para fragmentá-lo.

Opções de tratamento:

1) Litotripsia extracorpórea, considerada a menos agressiva para o organismo, realizada através de ondas eletromagnéticas que destroem o material sólido. O paciente elimina os cálculos.

2)  Ureterolitotripsia flexível - Utilizada principalmente para pedras de até 1,5cm. Procedimento endoscópico, sem cortes, onde são fragmentados os cálculos com um aparelho flexivel que vai até o rim.

3) Nefrolito percutanea -Utilizado para tratamento de cálculos maiores que 1,5cm. O procedimento que perdura a pele, onde é feita uma incisão nas costas do paciente e um aparelho penetra na pele até atingir o rim para a retirada do cálculo.