Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
dr.danilogalante@icloud.com

Saiba mais sobre a herpes genital

Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST), que age sobre a pele ou as membranas mucosas, principalmente de lábio e genitais.

Causas

A doença é causada por dois tipos de vírus. O tipo 1 (HSV-1) é mais comum em herpes simples, frequentemente causando lesões nos lábios e no interior da boca. Esta modalidade pode ser transmitida por meio de contato com a saliva de um paciente contaminado.

O tipo 2 (HSV-2) é aquele que normalmente tem transmissão em vias sexuais. A infecção cruzada dos dois tipos acontece quando há contato oral com os genitais (o paciente pode contrair herpes genital na boca ou herpes oral nos órgãos sexuais).

Sintomas

Os primeiros sintomas da herpes genital são dor e pequenas lesões, inicialmente bolhas, localizadas no pênis. Normalmente, estas se rompem, causando coceira e dor e evoluindo para feridas, que duram cerca de 5-7 dias e somem espontaneamente, fechando o ciclo da doença.

Além dessas lesões, a doença também costuma vir acompanhada de outros sintomas, como febre, mal-estar, dores pelo corpo e desconforto ao urinar.

Tratamento

Como qualquer DST, uma maneira de evitá-la é o uso de métodos de prevenção, como a camisinha. Trata-se com comprimidos ou pomadas, que diminuem a duração do ciclo, curando as lesões mais rápido. Os géis anestésicos também podem ser prescritos, trazendo maior conforto ao paciente.

 

Na dúvida, consulte sempre um médico especialista.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!