Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Saiba o que é a epididimite

Epididimite é uma inflamação no epidídimo, tubo espiral localizado na parte traseira do testículo. Ele é responsável pelo armazenamento e transporte do esperma. A doença pode também atingir o testículo. Nesse caso, é chamada de orquiepididimite.

Ela pode atingir homens de todas as idades, sendo normalmente originada por infecção bacteriana, incluindo às de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorreia ou clamídia.

18.09.18 O QUE É EPIDIDIMITE FOTO 300x199 - Saiba o que é a epididimite

Outras causas são infecções do trato urinário (bexiga e próstata), traumas na região, tuberculose e uso de certos medicamentos.

Os sintomas da epididimite incluem dor no testículo (normalmente em apenas um dos lados) e aumento do volume do lado acometido.  Outros sintomas menos comuns são: dor ao urinar, micção frequente, dor pélvica, dor durante a ejaculação, sangue no sêmen e aumento dos gânglios linfáticos da virilha.

O diagnóstico da doença se dá através do exame físico na região testicular e também pode incluir o toque retal. Além disso, pode ser necessária a realização de exames laboratoriais.

O tratamento é feito com antibióticos. Se a infecção gerar um abscesso, condição bastante rara, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Na dúvida, consulte sempre um especialista.

Clique aqui para saber mais sobre urologia

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!