Saiba o que é a hidronefrose

Hidronefrose é a dilatação do rim que ocorre quando a urina não consegue se dirigir à bexiga, acumulando-se na região renal e, assim, prejudicando o funcionamento adequado de todo o sistema urinário.

O rim obstruído não funciona normalmente, perde gradativamente sua função, podendo levar à insuficiência renal. Normalmente, a hidronefrose surge como complicação de outra doença, como, por exemplo, tumor que invade as vias urinárias ou pedras nos rins.

Os principais sintomas são dores constantes no abdome, náuseas e vômitos, dores ao urinar, febre e sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar. Além disso, pacientes podem ter queimação ao urinar, dores nas costas e infecções urinárias de repetição.

Normalmente, a hidronefrose acomete apenas um dos rins, porém pode ser bilateral. O tratamento, quase sempre cirúrgico, depende da causa do problema. A solução é sempre a desobstrução da urina retida, preferencialmente levando-a diretamente à bexiga.

Na maioria dos casos, o rim se recupera em menos de 2 meses após o início do tratamento. Portanto, se você sente algum destes sintomas, consulte um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *