Saiba o que pode causar a infertilidade masculina

A principal causa de infertilidade masculina (40% dos casos) é a varicocele, doença que atinge os vasos testiculares. Ela causa redução do potencial fértil dos homens, podendo piorar todos os aspectos avaliados no espermograma. Completam a lista: alterações genéticas, hormonais e hábitos de vida não saudáveis (drogas, tabagismo, uso de anabolizantes, obesidade e estresse).

No diagnóstico e acompanhamento da infertilidade é solicitado um espermograma (indicador indireto da função reprodutiva masculina), além da função hormonal e metabólica (inclui testosterona e outros hormônios, além de hemograma, glicemia, colesterol, triglicérides). Em algumas situações é pedido também ultrassonografia do escroto.

O tratamento varia de acordo com a causa. Após a avaliação dos exames laboratoriais é possível descartar motivos hormonais e metabólicos. As principais alterações hormonais se dão na taxa de testosterona, FSH, LH e estrógeno. Quando existem outros hormônios envolvidos, uma avaliação do endocrinologista pode ser necessária.

No caso da varicocele, ela é corrigida cirurgicamente. Quando não existe uma causa definida ou há impossibilidade de correção, há indicação dos métodos de fertilização assistida, realizados por um médico especialista (popular “inseminação artificial”).

Em caso de dúvida, consulte sempre um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *