A torção testicular ocorre quando o cordão espermático acidentalmente rotaciona e “torce. É por ele que passam veias, nervos, vasos linfáticos, a artéria testicular e o canal deferente (que conduz os espermatozoides). Embora seja um problema raro e mais comum em jovens de até 25 anos, a torção testicular é uma emergência médica, pois é necessário iniciar o tratamento rapidamente para evitar o desenvolvimento de danos, que podem levar à infertilidade.

CAUSAS

A principal causa da torção dos testículos é um problema genético que provoca enfraquecimento do tecido que suporta os testículos, permitindo que estes rodem livremente dentro do escroto. A torção pode ser gerada por qualquer tração do cordão em direção ao abdome, causado por reflexo de dor, frio, pós trauma ou acidentes locais.

SINTOMAS

São comuns dor intensa e inchaço nos testículos, náuseas e vômitos, dor abdominal ou na virilha. Por vezes também dor forte ao urinar. Para não haver sequelas, o ideal é que o atendimento seja feito até seis horas após o surgimento dos primeiros sintomas.

DIAGNÓSTICO

Mais comumente feito por ultrassom, que identifica testículo torcido, sem vascularização (sangue que não chega nele), de volume aumentado. No caso de dúvida do médico que está atendendo o paciente, e na impossibilidade de realizar ultrassom, é prudente indicar cirurgia, mesmo na dúvida. É sempre melhor operar e ter certeza de que não está torcido, do que não operar e perder o testículo por falta de diagnóstico.

TRATAMENTO

Diagnosticado o problema, o tratamento para torção do testículo deve ser feito o mais rápido possível. A cirurgia é efetiva, com “destorção” e colocação do testículo no local correto, permitindo novamente a passagem de sangue e evitando, assim,  a morte do órgão. A cirurgia para torção do testículo é feita sob anestesia local ou raquianestesia e, normalmente, só é preciso retirar completamente o testículo afetado caso tenham passado mais de 12 horas do surgimento dos sintomas. Mesmo nesses casos, é raro o surgimento de infertilidade, já que o problema dificilmente afeta os dois testículos, permitindo manter o outro saudável.

PORTANTO DOR TESTICULAR PODE SER URGENTE

Quando surgem os sintomas, é recomendado ir o mais rápido possível ao pronto-socorro para fazer uma ultrassonografia, diagnosticar a torção testicular e iniciar o tratamento adequado.