A varicocele é uma dilatação anormal das pequenas veias do escroto. Em outras palavras, são varizes da região testicular, semelhantes àquelas que vemos comumente  nas pernas. Não é considerada, no entanto, uma doença dos testiculos, mas do sistema vascular. Os pacientes com varicocele também apresentam chances mais elevadas de varizes nos membros inferiores e de terem hemorroidas.

Pelo menos 25% da população masculina têm varicocele, mas apenas 10% daqueles que apresentam o problema terão infertilidade. É a principal causa de infertilidade entre os homens. No entanto, é reversível na maioria dos pacientes.

A doença pode apresentar piora progressiva, levando a aumento da temperatura do testículo em cerca de 1 ou 1,5 ºC. Habituado a trabalhar em temperatura mais baixa que a do corpo, o testiculo em ambiente mais quente trabalhar de forma menos eficiente e aumenta sua produção de toxinas (radicais livres).

Existem três graus de varicocele:

Grau 3: É visível, sendo diagnosticado apenas olhando para o escroto do paciente.

Grau 2: Não é visível, mas é facilmente palpável ao exame físico.

Grau 1: o médico só consegue palpar quando solicita ao paciente alguma manobra de esforço abdominal, chamada  “manobra de Valsalva”.

Apesar de progressiva, a varicocele precocemente diagnosticado pode evitar problemas futuros de fertilidade e queixas sexuais. O tratamento é sempre cirúrgico, preferencialmente com microscópio, de forma a interromper o fluxo de sangue das pequenas veias, possibilitando a queda na temperatura do testículo. A cirurgia dura 1 hora para cada lado, sendo indicada quando ocorrem as 3 condições ao mesmo tempo:

1 - Casal infertil, ou seja, que não conseguiu engravidar mesmo após 1 ano de tentativas;

2 - Paciente com exame físico mostrando varicocele.

3 - Espermograma alterado