Verrugas no pênis: o que pode ser?

O HPV  (papilomavírus humano) é o principal causador de verrugas genitais e do condiloma acuminado  É um vírus que infecta a pele e as mucosas dos pacientes, causando o aparecimento de verrugas nos órgãos genitais, ânus e região oral.

O HPV é um dos tipos mais comuns de infecção sexualmente transmissível. Estima-se que pelo menos metade das pessoas com vida sexual ativa serão infectadas com o vírus em algum momento da vida. As mulheres são mais propensas a desenvolver as verrugas genitais, podendo transmitir o vírus para o feto durante a gestação ou o parto.

A principal forma de transmissão é pela relação sexual desprotegida, seja por via vaginal, anal ou oral, com ou sem penetração, especialmente se as verrugas estiverem visíveis. A camisinha protege 80% do contágio, mas há sempre riscos de verrugas na região de escroto e púbis. A infecção ocorre por contato da pele íntegra com a pele de parceiro infectados e, embora com menos frequência, pelo uso compartilhado de roupas íntimas, toalhas, do vaso sanitário e de banheiras.

As lesões podem ter tamanhos, números e formas variadas. Quando se agrupam, elas formam um bloco grande, com aspecto semelhante a couve-flor, popularmente conhecido por: crista de galo, cavalo de crista, figueira, verrugas venéreas e verrugas genitais.

As lesões, normalmente assintomáticas , podem causar desconforto nos genitais e sangramento durante o sexo.

Os subtipos de HPV 6 e 11, considerados de baixo risco, costumam estar associados em 90% dos diagnósticos de verrugas genitais, que são benignas na maioria dos casos

O tratamento das verrugas é feito por cauterização e destruição total das lesões, seja cremes e/ou pomadas, frio (crioablacao) ou calor (cauterização elétrica ou laser). Casos de grande quantidade de verrugas podem necessitar de centro cirúrgico pra sua retirada. 

Após tratamento, o acompanhamento é muito importante para tratamento precoce de eventuais lesões que costumam aparecer, especialmente nos primeiros 3 meses, tempo que recomendamos Peniscopia de controle.