Pular para o conteúdo

11 3262-5564 | 11 99267-7369
[email protected]

Xixi na cama: o que fazer?

img blog 06.03.19 XIXI NA CAMA - Xixi na cama: o que fazer?

Enurese noturna ou ato de “fazer xixi na cama” é uma condição comum na infância, afetando 15% das crianças até os cinco anos, 7% até dez anos e 3% até os 12 anos.

Caracteriza-se pela eliminação de xixi involuntária durante o sono, quando em frequência de pelo menos duas vezes semanais. Mais comum em meninos, afeta crianças normalmente sem nenhum problema orgânico no sistema urinário.

Podemos classificar a enurese noturna em dois tipos: a primária e a secundária. A primeira ocorre em crianças de até cinco anos que nunca apresentaram controle da micção, ou seja, sempre fizeram xixi na cama. Já a secundária ocorre após um período de controle da micção noturna pela criança, com retorno do problema após um período.

Vários fatores causam enurese: retardo no desenvolvimento neurológico (responsável pelo controle do esfíncter), falta noturna do hormônio antidiurético vasopressina (causando aumento do volume de urina produzido) e ainda sono pesado. Hereditariedade parece estar também envolvida no processo.

Existem diversos tratamentos: mudanças nos hábitos de vida, uso de alarmes para evitar que a criança urine enquanto dorme e uso de medicamentos.

É essencial que a família seja compreensiva e, se preciso, busque também ajuda psicológica para a criança.

Formulário de Contato

Preencha o formulário abaixo para minha equipe entrar em contato!